IDIOMA

 
 
 
Serviços de A a Z
Segunda, 01 de outubro de 2012, 12h00 | Tamanho do texto: A- A+

PLANEJAMENTO

Governo ganha prêmio nacional com publicação do Atlas de Mato Grosso

RICARDO SARDINHA
Assessoria/Seplan-MT

O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), foi condecorado na importante premiação "Contando uma História com Gis", um prêmio de alcance nacional, recebido pela publicação do Atlas de Mato Grosso, um trabalho da equipe da Superintendência de Produção e Gestão da Informação- SPGI da Seplan. 

O "EU ESRI Brasil 2012- Conectados ao Mundo pela Geografia", aconteceu nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Convenções do Expo Center Norte, em São Paulo – SP, patrocinado pela Esri/Imagem Soluções de Inteligência Geográfica, distribuidora oficial do software ArcGis.

O Atlas de Mato Grosso é uma publicação composta por mais de 50 mapas temáticos, fruto de intenso trabalho da SPGI por meio dos estudos do Diagnóstico Socioeconômico Ecológico do Estado e agora, mais do que nunca, motivo de orgulho para todos os envolvidos na sua criação. 

Segundo o secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Estado de Mato Grosso, José Gonçalves Botelho do Prado, “uma premiação desse porte, demonstra o reconhecimento nacional da qualidade técnica dos trabalhos desenvolvidos pelo Estado na área de geotecnologia e cartografia”.

De acordo com a secretária-Adjunta de Planejamento Regiane Berchieli, “esse prêmio mostra que estamos produzindo e compartilhando informação geográfica de alta qualidade e compatível com o que há de melhor no País em termos de geoprocessamento”.

A engenheira Cartógrafa Lígia Camargo, coordenadora do projeto do Atlas, “esse importante prêmio é dedicado a todos os técnicos e parceiros que contribuíram na confecção desta renomada publicação, com destaque à dedicação do técnico em Geoprocessamento, Jonas Ferreira dos Santos, e o apoio importantíssimo de Maria Aparecida Cerci de Paiva, coordenadora dos Estudos do Meio Físico e Biótico à época da publicação”, comentou Lígia.

Premiação

O Eu Esri 2012 é a terceira edição do principal evento para profissionais que trabalham com GIS (Sistema de Informação Geográfica) no Brasil.

Com o tema "Conectados ao Mundo pela Geografia", o III Encontro de Usuários Esri Brasil levou os participantes a descobrirem o poder da geografia e sua importância na construção de um mundo cada vez melhor.

O Eu Esri 2012 é um evento voltado para o profissional GIS, se manter atualizado sobre as tendências do mercado, trocar experiências com especialistas de seu segmento e conhecer o que há de mais novo sobre o universo da geotecnologia.

Software

ArcGIS é o nome de um grupo de programas informáticos e que constitui um sistema de informação geográfica. É produzido pela ESRI. No ArcGIS estão incluídos o ArcReader, que permite ver os mapas criados com os outros produtos Arc, o ArcView, que ver dados espaciais, criar mapas, e performance básica de análise espacial, ArcEditor que inclui toda a funcionalidade do ArcView, inclui ferramentas mais avançadas para manipulação de shapefiles e geodatabases e ainda o ArcInfo, a versão mais avançada do ArcGIS, que inclui potencialidades adicionadas para a manipulação de dados, edição e análise.

A última versão do ArcGIS é a 10. A ESRI, empresa patrocinadora do evento tem uma parcela dominante do mercado de software de Sistema de Informação Geográfica, havendo um uso do seu software por cerca de 77% dos profissionais da área em todo mundo.

Participaram do evento, representando o Governo do Estado e a Seplan, a secretária-Adjunta de Planejamento Regiane Berchieli e a engenheira Cartógrafa Lígia Camargo.

Mais sobre este assunto:

Últimas Notícias

Newsletter
Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins: